Embalagem com 2g. Escolha a cor.
Barreira Gengival Top Dam
A Barreira Gengival Top Dam é uma resina fotopolimerizável para uso durante o procedimento de clareamento dental. Ela ganha destaque pela praticidade que proporciona, sendo de fácil aplicação e remoção, com ótimo poder de vedação.
- Barreira gengival fotopolimerizável.
- Aplicação direta.
- Fácil aplicação e remoção para maior conforto do paciente e praticidade do profissional.
- Viscosidade e tixotropia adequadas.
- Composição básica: Monômeros acrílicos/metacrílicos, carga inerte, pigmentos, fotoiniciador e coiniciador.
- Armazenamento: Em sua embalagem original sempre bem fechada. Proteja da incidência de luz solar direta. Armazene o produto em temperaturas de 5°C a 35°C. Não congele o produto.
- Validade: 2 anos a partir da data de fabricação.
- Registro ANVISA: 80172310023.
Aplicação
A Barreira Gengival Top Dam FGM é uma resina fotopolimerizável, indicada para a proteção do tecido gengival de seus pacientes, durante a realização de clareamento dental de consultório com peróxido de hidrogênio a 35%. Também é indicada como auxiliar de vedação no isolamento absoluto.
Quando fotopolimerizada, ela forma uma barreira mecânica de consistência rígida e insolúvel, atuando na prevenção de eventuais irritações pelos produtos agressivos.
Como usar a barreira de proteção gengival Top Dam?
- Para melhor acesso à cavidade oral, use um afastador labial. Seque a gengiva e os dentes correspondentes à região que se quer proteger.
- Aplique uma fina camada do produto (1 a 1,5 mm de espessura e 3 a 5 mm de largura) sobre a gengiva e papilas gengivais. A barreira deverá cobrir aproximadamente 0,5 a 1 mm da superfície dental para que se obtenha total cobertura e um bom campo de proteção para o procedimento que se queira realizar.
- Fotopolimerize o produto, logo após a sua aplicação, por 20 a 30 segundos (considerando equipamento fotopolimerizador com potência acima de 450 mW/cm² e comprimento de onda de 400 a 500 nm) para cada grupo de 3 dentes.
- Verifique se o produto cobre toda a superfície da gengiva e se está completamente polimerizado.
- Para remoção do produto, basta destacá-lo com o auxílio de uma sonda exploradora. Esse deve se soltar facilmente, por inteiro ou em grandes pedaços.
Precauções e Contraindicações
- Evite aplicar o produto sobre gengiva em mau estado de saúde, que tenha sofrido algum procedimento cirúrgico recente ou que contenha alguma irritação previamente instalada.
- A incompleta polimerização do produto ou tempo excessivo podem levar a uma leve irritação gengival em alguns casos.
- Caso o paciente tenha alguma reação alérgica mais severa ao produto, a interrupção do uso do produto é suficiente.
- Evite o contato da resina não fotopolimerizada com a pele ou olhos, pois ela pode gerar efeito irritante devido à presença de acrilatos/metacrilatos.
- É recomendado o uso de todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) durante a manipulação do produto.
- Utilize óculos de proteção quando do uso de fotopolimerizadores.
- O produto não deve ser engolido ou aspirado. Caso seja, procure atendimento médico.
- Não injetável. Não reutilize a seringa.
- O produto não é recomendado para pessoas com reações alérgicas aos componentes do produto.